NI CDU Gaia - Parque de Campismo da Madalena - 1.4.2023
Parque de Campismo da Madalena
A suposta empreitada do Polo Tecnológico da Madalena foi apresentada sem o necessário debate dos órgãos autárquicos municipais e, num registo propagandístico, nunca existiu informação sobre os trâmites exactos acerca da intenções dos investidores, como se veio a confirmar pelas noticiadas abordagens de aumentar a capacidade construtiva.
Nesse sentido, até pela centralidade e importância da localização, a CDU considera que não é do interesse público os avanços e recuos que manifestam uma aparente falta de planeamento. Até porque importa realçar que este anúncio serviu os interesses da especulação imobiliária que afecta profundamente a Orla Marítima e particularmente a Freguesia da Madalena.
Durante a gestão de maioria absoluta de PSD e CDS, em 2008, e com a firme oposição da CDU, o equipamento foi integrado na Fundimo, um fundo imobiliário fechado da Caixa Geral de Depósitos (CGD), junto com o quartel dos bombeiros municipais, as oficinas gerais, e o Parque Municipal da Aguda, passando desde então a Câmara a pagar uma renda mensal de 19 mil euros ao Fundo, um negócio que proporcionou receitas extraordinárias à maioria PSD/CDS mas ruinoso para a Autarquia, negócio que se vai prolongar até (pelo menos) 2031.
Ainda assim, e tendo tudo isto em conta, a solução apresentada pelo Executivo do Partido Socialista, de criação do "EcoParque do Atlântico", parece-nos positiva. Salvaguardando a permanência do Parque de Campismo, bem como a fundamental preservação do património arqueológico da "Mamoa da Madalena" e da "Estação Paleolítica do Cerro", a criação de Espaços Verdes de acesso público é uma reivindicação de várias décadas da CDU, evocando-se aqui a celebração dos 40 anos do Parque Biológico de Gaia que, como é do conhecimento público, foi criado por Proposta e Iniciativa da CDU.
2023.03.31
CDU/Gaia
Notas
1988 - criação do Parque, como contrapartida da concessão do jogo de Espinho
2008 - o equipamento é integrado na Fundimo, com firme oposição da CDU
2022 - anúncio da venda do equipamento e realização no local do Festival "Marés Vivas", colocando património arqueológico em risco ("Mamoa da Madalena")
2023 - cancelamento da venda, e anúncio do "Ecoparque do Atlântico"
Rua Oliveira e Silva, 122
4400-236 Vila Nova de Gaia
Tel. 223794345
www.facebook.com/cdugaia
www.cdugaia.org
geral@cdugaia.org