Nota de Imprensa: Sobre a situação na Dat-Schaub - 3.10.2024

NOTA DE IMPRENSA
Despedimento Colectivo na DAT-Schaub
Solidariedade do PCP com os seus trabalhadores

No passado dia 6 do mês de Julho um incêndio afectou a área de produção da fábrica da empresa DAT-Schaub Portugal, Indústria Alimentar Lda., localizada em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, e na sua sequência é agora anunciado o despedimento de cerca de 125 trabalhadores de um total de 419 que esta unidade emprega.

Assinale-se que o grupo em causa, especializado na produção de tripas destinadas à indústria de salsicharia e enchidos e com uma receita de quase 800 milhões de euros, possui 19 unidades em 17 países, incluindo Portugal, em quatro continentes, empregando cerca de 3.900 trabalhadores.

Em Julho, na Assembleia da República, o PCP havia já questionado o Governo sobre as diligências tomadas no sentido da salvaguarda dos postos de trabalho e das retribuições dos trabalhadores, tendo recebido a informação de que as entidades competentes estariam a acompanhar o processo.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia viria ainda a aprovar em reunião de Câmara a isenção de taxas municipais para pedidos relacionados com a recuperação das instalações, bem como assistência técnica e apoio político, além de ter disponibilizado serviços e trabalhadores para limpeza e ajuda no processo ulterior ao incêndio.

É, por isso, com estranheza que tomamos agora conhecimento do despedimento de mais de uma centena de trabalhadores desta fábrica, o que condenamos de forma veemente.

O PCP manifesta a sua solidariedade com os trabalhadores da Dat-Schaub, que ao longo dos anos contribuíram para o acumular de lucros da empresa e que agora vêem a sua vida colocada em suspenso por factores que lhes são alheios.

O PCP questionará o Governo sobre as medidas tomadas e a tomar para que se evite o seu despedimento e perda de rendimentos.

O PCP questionará igualmente a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, nomeadamente sobre os compromissos e contrapartidas que obteve da empresa e lhe permitiram afirmar, na reunião de Câmara de 15 de Julho de 2024, que os apoios concedidos serviriam para que "a vida de todas estas pessoas e da própria empresa possa ser normalizada o mais rapidamente possível".

3.10.2024
Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP

(A Nota de Imprensa está também disponível em PDF em https://bit.ly/ni_pcp_dat-schaub)