CDU/Gaia no Protesto contra as Portagens na A29 - 17.11.2023

Decorreu hoje em Gulpilhares/Valadares um Protesto contra a manutenção do pórtico na A29 em Gulpilhares, instalado em 2010 e que permite à concessionária um encaixe de 140 milhões de euros/ano, por força de se obrigarem os moradores e as micro, pequenas e médias empresas locais a passarem por ele para acederem aos seus locais de trabalho, às escolas ou aos fornecedores e clientes, embora sem nunca entrarem efectivamente na auto-estrada, pois este troço foi construído sobre a antiga estrada nacional.

Na Assembleia da República, sistematicamente, o PS tem-se aliado à Direita para manter este pórtico, votando contra as propostas do PCP para a sua eliminação. A "alternativa" criada em 2017 não o é verdadeiramente, acrescentando mais problemas e custos.

Depois de várias propostas anteriores, mais uma vez o PCP apresenta agora uma Proposta de Alteração ao Orçamento de Estado para 2024, com que visa dar resposta a este problema que é tão sentido pela população local.

André Araújo, eleito da CDU na Assembleia Municipal, acompanhado de Beatriz Russo e Silva, eleita da CDU na Assembleia de Freguesia de Gulpilhares/Valadares, estiveram presentes no protesto, solidarizando-se com esta justa reivindicação da população e tecido empresarial local, onde foi notória a adesão ao apelo para buzinar em protesto contra o pórtico.

A CDU vai prosseguir a luta pela eliminação das portagens nas ex-SCUT, e por maioria de razões na A29 onde nem sequer há uma alternativa real.