NI CDU/Gaia - Sobre a situação no Cais do Cavaco - 2023.07.08
Sobre a situação no Cais do Cavaco
O Projecto de Construção de um terminal fluvial na zona do Cais do Cavaco, promovido pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) tem estado envolto em polémica e contestação, como são disso prova a expressão significativa no âmbito do processo de consulta pública, contando com 128 participações.
Sem prejuízo das questões associadas às reivindicações de um grupo de moradores de um empreendimento que, no exercício do seu direito de intervenção na sua zona de residência, têm sido profundamente vocais na condenação ao projecto, as informações que vieram a público, designadamente ao nível do Resumo Não-Técnico do Estudo de Impacto Ambiental, são motivo de preocupação, sobretudo ao nível dos notórios impactos ambientais sobre o Rio Douro.
Para a CDU, esta questão enquadra-se na discussão acerca das visões políticas para a cidade, no plano ambiental, social, económico e patrimonial. Nesse sentido, não obstante à valorização de quem nos visita, importa não esquecer a importância de valorizar as lógicas de mobilidade fluvial para as populações, trabalhadores e comerciantes locais de Gaia, Porto e Gondomar, bem como perspectivar o necessário apoio às actividades do sector piscatório.
Em Reunião de Assembleia Municipal do dia 29 de Junho, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia garantiu aos Deputados Municipais que iria encetar um período de negociações junto da APDL, com vista à revisão do projecto, uma vez ser consensual que, nos moldes divulgados, este não corresponde aos interesses dos gaienses. Foi ainda deixada a garantia de que a este projecto não corresponderá o aumento de navios nas margens de Gaia, tratando-se de uma deslocalização dos actuais atracados junto ao Cais de Gaia.
A CDU reforça o seu compromisso com as populações de vigilância activa da evolução da situação e intransigente defesa do Rio Douro, pautando a sua intervenção em prol da sua valorização ambiental, social, económica e patrimonial.