CDU insiste na necessidade de uma resposta pública para um serviço público de transportes - 24.11.2022


Todos os dias e em todas as freguesias há gaienses que ficam eternamente na paragem à espera do autocarro que não chega, ou chega tarde, ou que chega cheio e, assim, obriga a esperar pelo seguinte.

Todos os dias e em todas as freguesias, ou a supressão, ou o atraso, ou a sobrecarga fazem com que cheguem atrasados ou à escola, ao trabalho ou no regresso a casa.

Todos os dias e em todas freguesias. E isso acontece por opção política do Partido Socialista, contando também com apoio do PSD, CDS, IL e Chega.

Para dar resposta a esta necessidade das populações a CDU propõe:
  • Definição da STCP como operador interno da Área Metropolitana do Porto, assumindo a responsabilidade pela operação nos 6 concelhos (Porto, Gaia, Gondomar, Matosinhos, Maia e Valongo) onde intervém;
  • A calendarização do alargamento faseado aos restantes concelhos onde a STCP passará futuramente a assumir a operação, substituindo os privados à medida que tenha condições para assegurar o serviço com qualidade;
  • Medidas de defesa e salvaguarda dos postos de trabalho das empresas privadas que fazem hoje o serviço, designadamente com a prioridade à contratação para a STCP destes motoristas (e outros trabalhadores) para responder às necessidades decorrentes do alargamento da operação.

Consulte aqui o texto completo da intervenção da CDU na Assembleia Municipal de 24/11.