NI CDU/Gaia - Suplemento de Penosidade e Insalubridade: Câmara e Juntas demoram a pagar o que é um direito! – 20.12.2021

Durante estes dois anos que vem durando a situação pandémica ficou evidente a importância da acção de tantos trabalhadores das Autarquias que, apesar de mal pagos e por vezes em condições muito difíceis, asseguram que a Sociedade possa continuar a funcionar de forma segura, arriscando a sua saúde enquanto a maioria se recolhia em casa e os aplaudia.

A seguir aos trabalhadores da Saúde, são estes os mais merecedores de louvor e palmas, mas é necessário que haja formas concretas de reconhecer e valorizar o seu esforço.

Daí que o Orçamento do Estado para 2021 tenha parcialmente consagrado no seu artigo 24 uma proposta do PCP compensando esses trabalhadores, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2021.

Contudo, a poucos dias do final do ano, em Gaia ainda nenhum trabalhador camarário ou de freguesia recebeu o Suplemento de Penosidade e Insalubridade, e o PS até votou contra propostas apelando a esse pagamento.

A partir do próximo ano já existirá um Decreto-Lei que formaliza e alarga este Suplemento; mas não é admissível que em Gaia se demore um ano inteiro a "avaliar a aplicação" desta justíssima medida.

Assim, a CDU/Gaia exige que o Suplemento seja pago junto com os salários de Dezembro a todos os trabalhadores a que se aplica, com retroactivos a Janeiro!