NI CDU/Gaia - Assembleia Municipal voltou a reunir publicamente - 12.6.2020




CDU saúda os trabalhadores e a sua luta por um futuro melhor

No passado dia 9, naquela que foi a primeira reunião pública da Assembleia Municipal desde Março, a CDU apresentou uma Saudação ao 25 de Abril e 1º de Maio em que destacou o papel essencial que os trabalhadores dos mais diversos sectores tiveram e têm, nomeadamente no combate à pandemia ou na garantia de que o país não pára, saudando em particular os trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde, das autarquias, dos serviços de limpeza e higiene urbana, dos serviços de emergência, do abastecimento alimentar, dos supermercados, dos transportes ou do abastecimento de combustíveis, para quem vai o respeito e solidariedade com a sua luta e dos seus sindicatos de classe pelo aumento dos salários e pela melhoria das condições de trabalho.

A CDU afirmou ainda o seu compromisso de continuar a promover e estimular a luta em defesa dos valores e conquistas de Abril, da Constituição da República Portuguesa e pela exigência duma ruptura que abra caminho a uma política que sirva Portugal e o povo português.

Saudou ainda os autarcas, os trabalhadores, o movimento associativo e toda a população que se associaram às comemorações do 25 de Abril, na afirmação do Poder Local Democrático como conquista de Abril e na defesa dos interesses e direitos das populações, cantando a Grândola e o Hino Nacional das suas janelas.

E saudou o 1º de Maio, dia internacional do trabalhador, como uma importante afirmação da luta pela defesa do direito ao trabalho, ao trabalho com direitos, ao fim da precariedade, à redução dos horários, à valorização dos salários, por um Portugal com futuro.


Transportes: um problema que se arrasta


A crise sanitária que decorre veio confirmar a justeza do que a CDU vem afirmando ao longo de décadas: só um conjunto de serviços públicos acessíveis, universais e eficientes podem dar aos portugueses as respostas de que estes precisam.

Nesse quadro, a CDU apresentou uma Declaração Política sobre o problema dos Transportes e da Rede Viária, insistindo nas propostas que vem apresentando ao longo dos anos.

Como é sabido, é longa a luta da CDU/Gaia pela criação de soluções adequadas de transportes em Gaia: em todas as eleições esta matéria fazia parte dos aspectos essenciais a abordar, visando a criação de uma verdadeira rede de transportes naquele que é o terceiro maior concelho do País.

Ainda em Dezembro passado, durante a discussão do Plano para 2020, mais uma vez a CDU colocou a questão, perguntando (sem obter resposta):
  • Prevê a Câmara, na ausência de empresas que se apresentem ao concurso, criar ou alocar ao seu orçamento transportes de pequenas dimensões que assegurem a mobilidade em freguesias com poucos passageiros, ou seja, linhas necessárias mas que não darão lucro?
  • Porque não é apresentada uma proposta de rede de transportes à Assembleia Municipal e à população?
    Nada havia previsto para este efeito no Plano de Actividades para 2020.

    Agora, apenas em Grijó/Sermonde e devido à mudança das instalações da Junta para um local sem quaisquer tipos de transportes públicos, a Junta viu-se forçada a encontrar uma "solução" para evitar as críticas, que passou pela aquisição... de uma carrinha de 9 lugares para transportar fregueses idosos!

    A Câmara, que terá financiado a aquisição, aproveitou para criar a falsa ideia de que estaria a lançar uma "rede de transportes". E de que "só" agora e por causa da pandemia se teria "evidenciado" a má qualidade dos transportes em Gaia.

    Mas nada poderia estar mais longe da realidade. Basta consultar alguns dos muitos exemplos patentes no site da CDU/Gaia ao longo dos anos - https://tinyurl.com/yahuuxre

    Lamentavelmente, a Câmara e a maioria que a apoia demonstraram mais uma vez que a sua preocupação é com as empresas privadas de transportes, apesar de finalmente terem reconhecido que estas não prestam o serviço que as populações merecem.


    AECs: a uma necessidade permanente deve corresponder um vínculo permanente

    Foi aprovada, como todos os anos, a contratação de profissionais para as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC). A CDU votou favoravelmente, mas frisando em Declaração Política que, passada mais de década e meia, e demonstrada a relevância e importância do trabalho destes profissionais, já deveria ser clara para todos a necessidade de os integrar nos quadros camarários, pois que se trata de necessidades permanentes, a que logicamente deve corresponder um vínculo permanente.

    Continuaremos por isso a reivindicar uma solução definitiva para estes trabalhadores, saudamo-los pelo seu esforço e neste quadro votamos favoravelmente a proposta.

    CDU/Gaia