CI da CDU/Gaia - Problemas dos rios e ribeiras de Vila Nova de Gaia - 25.01.2020


Conferência de Imprensa da CDU/Gaia
Problemas dos rios e ribeiras de Vila Nova de Gaia
25.01.2020 – Cais do Esteiro, Avintes

Senhores Jornalistas,

A CDU de Vila Nova de Gaia convocou esta reunião para anunciar o lançamento da sua campanha em defesa dos rios e ribeiras de Vila Nova de Gaia, acompanhando desta forma a campanha regional lançada pela DORP do PCP "Em defesa dos nossos rios", e que se prolongará ao longo do ano, consciente da importância estratégica dos rios na região e da urgência de medidas para a despoluição, preservação e requalificação das zonas envolventes, indissociável da garantia de melhor qualidade de vida e da preservação ambiental.
A CDU pretende com esta campanha alertar para a importância da preservação e despoluição dos diversos cursos de água do concelho que influenciam posteriormente a qualidade de água no Douro, defender a requalificação de zonas envolventes aos rios e a promoção de espaços de lazer exigindo do governo e das autarquias a programação de planos de recuperação, despoluição e preservação dos rios e zonas envolventes.
O lançamento desta campanha iniciou-se ontem com uma visita, prévia a esta conferência de imprensa, ao Rio Febros, na zona que atravessa a freguesia de Avintes, e auscultação da população.
Esta escolha recaiu sobre o Febros pela sua importância histórica na biodiversidade do Concelho e por ser  o curso de água de maior relevância que nasce e desagua em Vila Nova de Gaia (Seixezelo – Avintes). Tem cerca de 15km de extensão e uma bacia hidrográfica de 35,4km2, ou seja, drena cerca de 21% do território de Vila Nova de Gaia.
Esta visita insere-se num conjunto de visitas programadas a outros rios e ribeiras que atravessam o concelho (Rio Uíma, Ribeira de Atiães, Ribeira das Devesas, Ribeira de Quebrantões…) que tem por objectivo verificar o ponto de situação de problemáticas levantadas ao longo dos anos pela CDU, auscultação das populações locais e identificação do surgimento de novos problemas.

Poluição
A CDU reconhece que a qualidade das águas de Gaia tem vindo a melhorar de forma gradual ao longo dos anos, graças à instalação de sistemas de saneamento e ETARs, mas não pode deixar de chamar a atenção para a existência de episódios de poluição, alguns por acidente, é certo, mas não a maioria das vezes.
É o que acontece no caso do rio Febros, onde periodicamente são denunciados casos de despejos de fossas e outros efluentes poluentes, nomeadamente industriais. A CDU tem tido dificuldade na identificação desses casos por estas descargas serem, muitas das vezes, camufladas, efectuadas em períodos que dificultam a identificação do foco poluente. De madrugada e em períodos de chuva mais intensa.
A esta questão acresce a existência de linhas de água entubadas, não sendo o caso do Rio Febros, que de alguma forma encobrem as fontes poluidoras. É necessário um controlo apertado das situações em que não se verifique possível o desentubamento.
Verificam-se também deposições pontuais de lixo doméstico.

Limpeza
Ao longo das margens, mesmo no trilho visitado e homologado, verificam-se situações de falta de limpeza das margens que importam referir e resolver de forma célere, protegendo as espécies autóctones.

Águas Pluviais
A impermeabilização crescente da bacia hidrográfica e a canalização das águas pluviais para o rio tem motivado cheias mais repentinas e mais violentas e uma crescente erosão das margens, provocando pontualmente a queda de muros e árvores.
Com a construção da A32 os taludes passaram a libertar quantidades imensas de terra encaminhadas pelas águas pluviais para o Rio Febros, depositando-se e  diminuindo a secção do leito do rio agravando os problemas em caudal de cheia.

Conclusão
Muitos dos problemas identificados neste Rio são comuns a outras linhas de água do Concelho pelo que urge dar resposta urgente para a sua resolução nomeadamente:

  • Resolução das situações, no concelho, sem acesso a saneamento;
  • Despoluição acompanhada de fiscalização, que detete os responsáveis pelas descargas poluentes que ainda se verificam;
  • Consolidação de taludes travando o assoreamento do rio;
  • Divulgação do trilho existente, criação, homologação e alargamento dos mesmos recuperando e assegurando a limpeza das zonas envolventes aos leitos
  • Requalificação das zonas envolventes dos rios, promovendo o seu potencial de lazer junto das populações.
  • Aproveitar o potencial ecológico dos rios, assegurando sempre que possível o seu desentubamento.

25.1.2020
CDU/Gaia

Presentes na Conferência de Imprensa:
Tiago Moreira, deputado municipal
Álvaro Lacerda, deputado na AF de Avintes
Paulo Tavares e José Carlos Costa, da Comissão Concelhia de Gaia do PCP

Fotos

--
CDU/Gaia
Rua Oliveira e Silva, 122
4400-236 Vila Nova de Gaia
Tel. 223794345
www.facebook.com/cdugaia
www.cdugaia.org
geral@cdugaia.org