Nota de Imprensa - Assembleia de Freguesia StaMarinha/Afurada - 23.7.2019

Na reunião extraordinária da Assembleia da União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada realizada a 23 de Julho, a CDU colocou um conjunto de questões, a saber:

1)  Escarpa da Serra

"A CDU sempre criticou e defendeu propostas alternativas aos despejos e demolições ocorridos há uma década na Escarpa da Serra do Pilar, denunciando a existência de interesses imobiliários por trás dessa decisão, o que se veio a confirmar com o anúncio de vários empreendimentos turísticos naquela zona, nomeadamente e até pelo menos ao final do ano passado o anúncio da edificação de um Hotel na beira-rio, em que uma das contrapartidas  seria a recuperação da desactivada e degradada Capela do Senhor d'Além.

Já este ano verificou-se uma inflexão: será agora a Câmara, com recurso a verbas do PEDU, a promover a recuperação do imóvel. E para além do referido hotel, cujo processo se arrasta, estão agora dois outros já em obra avançada, no antigo "Casino da Ponte" e nos armazéns onde em 24 de Fevereiro de 1995 perderam a vida 4 bombeiros gaienses.

Avançarão também os "passadiços" e a "renaturalização" da escarpa, acrescentando valor a esses empreendimentos, não sendo claro o futuro quer dos edifícios de habitação ainda não demolidos na Escarpa, quer do núcleo habitacional que persiste no lado nascente da Ponte do Infante.

Importa saber, em todo este processo, aquele que foi o envolvimento deste Executivo e em que medida estão salvaguardados os interesses das populações de Santa Marinha.
"

 Em resposta a Junta, pela voz do seu Presidente, preferiu ignorar completamente a profundidade e pertinência das mesmas, refugiando-se nos convenientes portais dos elogios desbragados às destrutivas políticas seguidas por esta Câmara, sobre a situação da Escarpa da Serra (as quais em nada se distinguem das dos anteriores Executivos PSD/CDS, novamente fazemos notar).

2)   "Em inúmeras visitas da CDU a vários pontos do Concelho, analisaram-se algumas questões ambientais registando-se diversos problemas a realçar, no que diz respeito a esta União de Freguesias.
a)   A situação verificada junto à Marina da existência de um depósito de lixo e o surgimento de deposições fecais podendo colocar em risco a sua Bandeira Azul.
b)   De notar também o aumento exponencial do tráfego no Rio Douro e os respectivos impactos correlacionados bem como o estado dos afluentes do Douro que atravessam esta União de Freguesias e que não têm certamente contribuído da melhor forma para o aumento da qualidade do rio e da fruição do mesmo por parte da população.
Era importante saber se o Executivo reconhece estes problemas e que medidas concretas vão  ser, ou já foram, tomadas para resolver as situações de poluição denunciadas.
"

Ignorou o Executivo absolutamente as sérias denúncias e preocupações manifestadas pela CDU, às quais nem sequer respondeu.

Além de assim novamente ficar claro o quanto o Senhor Presidente respeita esta Assembleia e o trabalho político da CDU (ou seriam cabalmente respondidas as nossas ponderadas interpelações).

A discussão da Proposta de alteração ao Regulamento do Cemitério demonstrou, mais uma vez, o quanto juridicamente impreparada se encontra esta Junta - sendo mesmo obrigada a alterar o documento em face dos gritantes lapsos nele constantes e apontados durante o respectivo debate.

CDU Santa Marinha/São Pedro da Afurada

Nota de Imprensa disponível aqui