NI - CDU/Gaia observou questões ambientais na zona dos Carvalhos (Pedroso) - 11.06.2019




Podas agressivas indignam as populações


Na passada terça-feira uma delegação da CDU/Gaia esteve em diversos pontos da Vila dos Carvalhos (Pedroso), observando vários problemas ambientais comunicados por moradores.


A delegação, integrando o Deputado Municipal Tiago Moreira, membros da Comissão Concelhia de Gaia e activistas locais da CDU, esteve no Largo do Moeiro, onde constatou terem havido recentemente podas agressivas em várias árvores do largo, algumas de duvidosos resultados e deixando o espaço com um aspecto desolador.


Também no Monte Murado, junto ao Santuário da Senhora da Saúde, a respectiva Confraria procedeu a uma poda muito agressiva das árvores em torno do santuário. A CDU foi informada de que tal se deveria a questões de riscos e de seguros. Contudo, a informação à população e utentes do espaço é claramente insuficiente, originando queixas por falta da sombra que as árvores proporcionavam e agora desapareceu.


Por último a delegação deslocou-se ao local da Feira semanal dos Carvalhos, local onde em anos anteriores ocorrera uma situação similar e que deu maus resultados, e para onde em breve se projecta uma grande operação de requalificação, uma reivindicação antiga da população que a CDU acompanha. Contudo, é grande o desconhecimento sobre o que irá ser feito em concreto.


É necessária outra atitude


A verdade é que, havendo situações relacionadas com o Ambiente em que poderão existir fortes motivos para proceder da forma que se observou, é sempre essencial que qualquer intervenção conte atempadamente com a participação das populações.


Não é aceitável que estas seja mantidas na ignorância quando existam problemas, ou que lhes seja fornecida informação indecifrável e/ou ameaçadora. A participação e colaboração das populações em questões ambientais é, como noutras áreas, essencial para ao sucesso das operações.


Face a estas situações, a CDU vai questionar a Câmara de Gaia sobre as podas, quer em espaço público quer em espaço da Confraria, nomeadamente para que no futuro se encontrem soluções porventura mais adequadas e seguras. Igualmente irá ser questionado o Governo quanto à forma como a população está, ou não, a ser informada sobre eventuais problemas, e quais as medidas adequadas.


13.6.2019

CDU/Gaia