NI Sobre a última Assembleia de freguesia da União de freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada
CDU APRESENTA SOLUÇÕES
PARA SANTA MARINHA E SÃO PEDRO DA AFURADA
Nas reuniões da Assembleia de Freguesia dos passados dias 28 de Setembro e 9 de Outubro a CDU apresentou um conjunto de preocupações e propostas sobre diversos assuntos, devidamente sustentadas no real conhecimento que tem das duas Freguesias.
As nossas três propostas foram todas recusadas pelo PS:
- recuperação das pinturas infantis que decoravam o Lavadouro da Afurada de Baixo, recentemente destruídas por intervenção da Autarquia;
- necessidade de obras para corrigir os problemas denunciados por comerciantes e utilizadores do Mercado da Afurada (exposição ao vento e pouco espaço de trabalho);
- urgência de intervenção na zona Nascente da Escarpa da Serra (construção de passeios públicos, construção de um parque infantil, transformação do degradado pavilhão num centro para idosos e posto de enfermagem).
Apresentámos também a obrigação de pronúncia da Assembleia acerca da delegação directa de competência por parte do Governo nas Juntas de Freguesia, nomeadamente os Espaços Cidadão, a qual foi rejeitada por PS, PSD e CDS, que votaram de forma inconsciente pois ignora-se os termos em que será feita.
A CDU e a população presente na Assembleia denunciaram a calamitosa situação social e urbanística, de acessos (principalmente para as viaturas de assistência médica) e de transportes na Beira-Rio, reiterando as reclamações públicas e contínuas da população e comerciantes que ali vivem ou trabalham. A Junta nada faz senão atirar as responsabilidades para a Câmara, e ainda por cima com elogia-a. O projecto de desertificação, iniciado pelo Executivo PSD/CDS e continuado quase nos mesmos moldes pelo actual Executivo PS, continua a infernizar a população, e as respostas que dão aos problemas gerados são sempre evasivas, fugindo às soluções pedidas pelos munícipes e propostas pela CDU - soluções concretas para os tremendos problemas enunciados.
O conluio municipal de 2013 entre o PS, o PSD e CDS para extinguir as Freguesias contou sempre com a frontal oposição da CDU; e começam-se a revelar nova manobras daquelas forças políticas. Com espanto, vimos o PSD apresentar uma Moção sobre a reposição de Freguesias, onde não assume qualquer responsabilidade pelo processo de extinção e ainda por cima com um texto contendo falhas graves, o que levou a CDU a abster-se, até porque a proposta não remetia esta competência, como devia, para a Assembleia da República, local legítimo e onde por diversas vezes propusemos a restituição destas nossas Freguesias, propostas sempre chumbada por PS, PSD e CDS.
Questionamos também a Junta sobre a sua total aprovação e conivência com o processo de despejos da zona Poente da Escarpa da Serra, um procedimento desumano e sem respeito pelos direitos daqueles moradores.
Para a CDU, a demagogia, o populismo e o eleitoralismo não podem substituir a seriedade e honestidade políticas.
Continuaremos a lutar ao lado dos moradores e comerciantes das nossas Freguesias pela melhoria da sua qualidade de vida e em defesa dos seus direitos.
A Comissão de Freguesia de Santa Marinha
e a Comissão de Freguesia de São Pedro da Afurada
do Partido Comunista Português.