Comunicado PCP/Gaia: encerramento do Centro de Saúde e SASU de Soares dos Reis

COMUNICADO À POPULAÇÃO 
Contra o encerramento do Centro de Saúde e SASU de Soares dos Reis 

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados Soares dos Reis - (UCSP, conhecida pelos utentes como "Centro de Saúde") e o SASU de Soares dos Reis encerraram os seus serviços no mês passado, não tendo sido dada qualquer informação aos eleitos nos órgãos autárquicos das freguesias afectadas. 

Esta medida, que concentra em Vilar de Andorinho mais 10 médicos da UCSP de Soares dos Reis e o SASU, tem criado grandes transtornos à população, nomeadamente: 
  • Muitos pacientes que são de Mafamude, Vilar do Paraíso e até Santa Marinha, que no receio de perderem o seu médico de família acedem em ser transferidos para Vilar de Andorinho. (os dados de Janeiro de 2016, únicos disponibilizados no site do SNS, contavam com 13380 utentes distribuídos por 8 médicos, sendo que terão aumentado o número de médicos entretanto) 
  • O SASU de Soares dos Reis, que tinha uma localização central, perto do metro e outras paragens de transportes rodoviários que vinham de todo o concelho, servia um grande número de população das freguesias do centro de Gaia, mas também todo o litoral. Hoje continuam a deslocar-se dezenas de utentes todos os fins de tarde e noites ao encerrado SASU, que são confrontados com o aviso na porta das mudanças de instalações. 
  • Situação agravada ainda pelo encerramento do SASU dos Carvalhos:
    •  tem o novo SASU em Vilar de Andorinho condições para acolher todos os utentes do concelho de Vila Nova de Gaia?
    • existem transportes públicos para as necessidades do novo Centro de Saúde de Vilar de Andorinho?
      A resposta é clara: Não! 
A comissão concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP, repudia a forma como levianamente são tomadas estas medidas, sem que a Assembleia Municipal e a Assembleia de Freguesia de Mafamude e Vilar do Paraíso, tenham sido auscultadas, nem sequer informadas.

Uma responsabilidade do Governo mas também do Presidente da Câmara e Presidente da Junta, que pelas responsabilidades que tem perante os seus munícipes e fregueses, mas também no âmbito regional e nacional, respectivamente, dificilmente desconheceriam que esta medida iria ser tomada. 

Os utentes do Centro de Saúde e SASU de Soares dos Reis têm razão para se mostrar revoltados e indignados com este encerramento e com a falta de respeito por parte dos responsáveis da autarquia que não os envolveu nem informou desta situação (as pessoas só ficam a saber do encerramento, quando procuram os serviços). 

Os responsáveis da Câmara e da Junta de Freguesia de Mafamude/Vilar de Paraíso não se podem esquecer que têm responsabilidades para com as populações, que são estas quem os elege e que no mínimo esperam que as respeitem e que defendam os seus interesses. 

O PCP irá apresentar pergunta ao Governo na Assembleia da República, pedindo justificações sobre estes encerramentos do Centro de saúde e SASU de Soares do Reis, sem adequada informação aos utentes nem atenção às dificuldades que criam. 

A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP