NI - Visitas CDU/Gaia ao Bairro do Cavaco e Escarpa da Serra - 20.8.2018

BAIRRO DO CAVACO - 17.8.2018

Uma delegação da CDU, constituída pela deputada do PCP na Assembleia da República, Ângela Moreira, pelo candidato CDU à Câmara nas últimas eleições Autárquicas, Mário David Soares, pela eleita na Assembleia da União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, Olga Dias, e diversos activistas deslocou-se ao Bairro do Cavaco (bairro camarário, situado em São Pedro da Afurada) para verificar a resolução de vários problemas elencados na anterior legislatura.

Verificamos o isolamento geográfico, sem transportes públicos e de acessos com grande declive, o que dificulta a mobilidade de quem habita lá para tratar de assuntos do dia-a-dia. Iremos apresentar na Assembleia Municipal uma proposta para a Câmara providenciar um transporte que possa servir os moradores do bairro do Cavaco 2 ou 3 vezes por semana, para transportá-los às compras e a outros serviços de utilidade pública.

Vamos continuar a alertar a Câmara e a Junta acerca dos problemas que lá subsistem.
  • Sempre reivindicamos a urgente intervenção da Câmara nos edifícios e vias, bem como nas situações relacionadas com a acção social. Verificamos que os repetidos alertas da CDU (aprovados na Assembleia de Freguesia) tiveram uma resposta muito insuficiente. Permanecem as dúvidas quanto aos critérios e curtos prazos para os processos de despejo, por nós repetidamente colocadas à Junta e à própria Câmara;
  • Os edifícios, apesar das repetidas promessas eleitorais para intervenção das Câmaras PSD/CDS e PS, mantêm diversos problemas estruturais e características perigosas, nunca resolvidos.
    O que falta corrigir: as infiltrações de água nas casas (havendo casos de obras URGENTES no interior das mesmas); o depósito de águas do esgoto na via de acesso ao pátio principal do bairro; a falta de uma mais eficaz limpeza dos terrenos em volta; falta de um corrimão numa das escadas; problemas de iluminação pública à noite e diversos ninhos de vespas que obrigou a tratamento hospitalar, obrigando as casas a ter as janelas sempre fechadas; 
  • Há repetidas situações de vandalismo e violência, por elementos não identificados e sem a devida resposta de um policiamento que há longo tempo a CDU reclama. O Posto da PSP na Afurada não reúne os meios necessários e os pedidos de intervenção da população, dizem-nos os moradores, não são atendidos pelas entidades competentes;
Durante o anterior mandato e a última campanha eleitoral para as Autarquias Locais, a CDU comprometeu-se a lutar por uma intervenção real e capaz para a resolução destes problemas, respeitando e envolvendo os moradores. Passadas as eleições e defraudadas as promessas de quem só quer os votos das pessoas, tudo continua quase na mesma. A CDU intervirá nos órgãos competentes para a urgência de se encontrar soluções para todos estes problemas no sentido de exigirem condições de vida dignas para todos, lembrando que as promessas têm que ser cumpridas.

 
ESCARPA DA SERRA - 18.8.2018

Uma delegação da CDU, constituída pela deputada do PCP na Assembleia da República, Ângela Moreira e pelos membros da lista CDU da União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada, José Carlos e Antero Fernandes deslocou-se à zona poente da Escarpa da Serra para contactar os moradores acerca do projecto de Requalificação da Escarpa da Serra.

O actual Presidente da Câmara (PS) tem intenções de seguir o projecto do anterior executivo PSD/CDS e concretizar o despejo definitivo dos moradores (segundo notícia do DN em 2 de Agosto).

Os riscos de instabilidade detectados na Escarpa da Serra do Pilar, em 2008/2009, foram corrigidos. Neste processo, foram expulsos moradores e demolidas as suas casas na zona poente. O projecto apontava para a retirada de todas as casas nesta zona, cumprindo assim o desígnio de criar um foco de especulação imobiliária, retirando quem viveu lá uma vida inteira, prejudicando o maior património turístico de Vila Nova de Gaia, que são as pessoas.

A CDU afirma que as obras são necessárias para requalificar a zona e são COMPATÍVEIS COM A PRESENÇA DESTAS CASAS E RESPECTIVAS FAMÍLIAS. Fomos a única força política que realmente esteve do lado dos moradores e juntos lutamos para preservar as casas na Escarpa da Serra do Pilar, para cumprir os direitos cívicos e constitucionais da população.

Recordamos que a posição do PS na Junta, antes das últimas eleições autárquicas, foi a de prometer aos moradores da Escarpa da Serra a legalização de todas as casas.

Mais tarde, o actual Presidente de Junta veio contradizer-se, dizendo na Assembleia de Freguesia que saudava os anteriores Executivos PSD/CDS, pelo projecto que pressupunha a expulsão dos moradores da Escarpa.

A CDU entende haver, neste processo, necessidade de acautelar os direitos de propriedade (o uso capião e o cumprimento por parte dos moradores do pagamento de impostos, taxas e serviços municipais), mas também de segurança e dignidade dos moradores.

Durante os anteriores mandatos e a campanha eleitoral, a CDU comprometeu-se a lutar por uma intervenção real e capaz para esta zona, respeitando e envolvendo os moradores. Passadas as eleições e defraudadas as promessas de quem só quer os votos das pessoas, tudo se conjuga para um despejo forçado, injusto e de duvidosa legalidade. A CDU intervirá nos órgãos competentes para se encontrar uma real solução envolvendo e contando com a participação dos moradores, no sentido de exigir condições de vida dignas para todos.