NI - PCP visita Agrupamento de Escolas Júlio Dinis (Grijó) - 23.2.2018



Actualização em 6.3.2018: a pergunta dos Deputados Diana Ferreira e Jorge Machado está aqui

--------------------------------
Uma delegação  da Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP visitou ontem, 22 de Fevereiro, a Escola EB 2/3 de Grijó / Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, reunindo com a sua Direcção.

A visita teve como principal intuito conhecer as necessidades do Agrupamento, nomeadamente a carência de assistente operacionais. Foi confirmado na reunião que o Ministério colocou ali, no início da presente semana, 8 assistentes operacionais a tempo parcial, com contrato a termo resolutivo certo.

Não obstante ser importante este reforço (que, no fundo, é de 4 funcionários, uma vez que o seu horário é apenas parcial), estes trabalhadores deveriam estar contratados com vínculo efectivo, uma vez que respondem a necessidades permanentes da escola.

O PCP tem vindo  a insistir no combate à precariedade em toda a Escola Pública. No conjunto de problemas criados pelo desinvestimento na Educação por décadas de políticas de direita, agravadas no últimos Governo do PSD/CDS, muitos persistem e continuam por resolver. A precariedade e a falta de assistentes operacionais é um dos problemas mais gritantes que urge encarar com máxima prioridade, no sentido da defesa da Escola Pública.

A Comissão Concelhia de Gaia do PCP tem vindo também a defender a necessidade de melhoria das condições para a prática de Educação Física na Escola EB 2/3, nomeadamente a construção de um pavilhão coberto.

O grupo parlamentar do PCP na Assembleia da República irá questionar o Ministério da Educação pela necessidade de contratação efectiva de assistentes operacionais para este Agrupamento e pela necessidade da dotação de melhores condições para a prática de Educação Física.

http://www.pcp.pt/preciso-combater-precariedade-em-toda-escola-publica

PCP/Gaia