NI - Requerimentos da CDU: respostas da Junta são insuficientes - StaMarinha/S.Pedro Afurada - 25.1.2018

Na sequência de visitas a vários pontos da União de Freguesias de Santa Marinha e de São Pedro da Afurada a CDU apresentou à Junta vários Requerimentos.

Algumas das respostas desde então recebidas, pelo seu carácter vago e desresponsabilizante, merecem-nos os seguintes reparos e denúncias:
  • Denunciamos que o trânsito de peões na Rua das Matas é perigoso para crianças e adultos, e entendemos que não se resolverá apenas com a instalação de um semáforo junto à Escola como agora afirma a Junta: a CDU continua a reclamar passeios em toda a extensão desta rua e da de Domingos de Matos, assim como um só sentido de tráfego na Rua das Matas;
  • Quanto ao desmatamento da Quinta da Fonte Santa, e como a CDU já afirmou na Assembleia de Freguesia, a Junta não pode alegar "impedimento legal para intervir em terreno privado" quando tal lei efectivamente existe, e cabe à Autarquia cumpri-la no que a obriga à defesa do direito público à segurança;
  • Anotamos positivamente a concordância da Junta quanto à nossa proposta de limitação de velocidade do trânsito nas Ruas da Praia e Abílio de Azevedo, algo que consideramos urgente e a apresentar à Câmara pela Junta;
  • No Verão passado a CDU fez sentir à Junta a necessidade de pressionar as entidades competentes para detectar pontos de descarga directa de esgotos na Ribeira de Santarém e limpá-la. Finalmente tivemos resposta: a Junta diz que vai (só agora) pedir a limpeza, e que "não tem meios" de saber quantos são os pontos de descarga directa. Mas pode pedir essa informação, obviamente! E deve fazê-lo!
  • Além disso, a CDU referiu o perigo de possível derrocada do muro que limita os terrenos dos Jardins da Arrábida e confina com a via pública. A Junta responde agora que não sabia disso - mas a verdade é que a situação foi apresentada em Assembleia de Freguesia pela CDU há mais de seis meses! Porque esperam para intervir?
  • Denunciamos também a inacção da Junta depois de a alertarmos, no Verão passado, para a situação do balneário na Afurada de Cima: limita-se agora a informar que este foi "encerrado por questões de pessoal", mas nada diz sobre o nosso pedido de intervenção perante as condições catastróficas desta instalação de utilidade pública. É urgente a reparação e reabertura deste balneário!
  • E por outro lado a Junta simplesmente ignorou a nossa denúncia de falta de uma vedação que impeça o livre acesso à via férrea pela Travessa da Regueira, situação perigosa que precisa também de urgente solução!
  • Denunciamos ainda a inacção da Junta quanto à situação de abandono da Quinta dos Castelos: tenta fazer crer que não pode intervir nesta matéria, mas a verdade é que este terreno não é privado, mas sim do fundo imobiliário da Câmara; e não pode a cidade correr o risco de perder mais um espaço com potencial para lazer e cultura, tão bem situado e PATRIMÓNIO MUNICIPAL. É preciso pôr a Quinta dos Castelos ao serviço dos Gaienses!
A Junta PS preocupou-se apenas com a sua reeleição e com a campanha eleitoral, descurando questões urgentes atempadamente colocadas pela CDU, várias delas mais que uma vez!

É inaceitável esta fuga às suas responsabilidades, e a CDU continuará a lutar, ao lado dos moradores, pela resolução destes problemas!

Santa Marinha/S.Pedro da Afurada