NI - CDU visita Zona da Quinta dos Castelos (Coimbrões) - 1.12.2017
Uma delegação da CDU/Santa Marinha e São Pedro da Afurada visitou, no dia 30 de Novembro, a envolvente da Quinta dos Castelos, a qual se encontra ignorada e negligenciada, no âmbito do trabalho autárquico para o mandato 2017-2021.
A eleita na Assembleia da União de Freguesias, Olga Dias, foi acompanhada por vários outros activistas, neste contacto com moradores das cercanias e encarregados de educação dos alunos da Escola Básica que se encontra paredes-meias com o referido espaço.
Pretende assim a CDU voltar a trazer a público o debate sobre o seu abandono, desde há longos anos.
A CDU já diversas vezes levantou a questão do aproveitamento deste imóvel, assim como das situações de perigo e insalubridade que se verificam na envolvente.
A proposta apresentada há três mandatos autárquicos e aprovada em Plano e Orçamento da Junta da União de Freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada para 2017 implica o estudo da desanexação da Quinta dos Castelos do Fundo Imobiliário em que foi integrado pela gestão camarária PSD/CDS, de modo a ser convertida num espaço de lazer. Um dos nossos interlocutores, inclusive, aventou a ideia de ser transformada num parque temático, destinado aos mais novos. E a hipótese de envolver em tal projecto a Associação de Pais dessa escola, bem como os BV de Coimbrões, foi-nos também sugerida; o espaço de lazer proposto pela CDU, a partir desta Quinta, seria também de interesse para o Associativismo.
De facto, uma zona tão central da cidade de Gaia, como é Coimbrões, não dispõe de um espaço verde,o que não se compreende.
Há anos, os moradores queixam-se que animais nocivos, provindos do matagal em que a Quinta se encontra convertida, entram nas casas. Novamente, tal foi-nos relatado.
O passeio em seu torno é estreito, sendo o afluxo de crianças e respectivos acompanhantes a pé numeroso. O trânsito automóvel, nas horas de entrada/saída de alunos, não é negligenciável.
Ao nível do solo, do lado da Travessa da Regueira, não se encontra vedado o acesso à linha de comboio.
CDU-Santa Marinha e São Pedro da Afurada, 1 de Dezembro de 2017.