NI PCP - Sobre os incêndios em Gaia - 24.10.2017

No âmbito dos contactos e visitas que por todo o país têm vindo a ocorrer para permitir ao PCP um melhor conhecimento das realidades e melhor perspectivar  propostas de soluções, uma delegação do PCP integrando a deputada na Assembleia da República Diana Ferreira e militantes do PCP/Gaia e das freguesias de Crestuma e Lever constataram ali, ontem, os estragos causados pelos recentes incêndios.

As populações constataram o excelente trabalho dos bombeiros que permitiu salvaguardar pessoas, casas e unidades industriais. Houve zonas em que a entreajuda da comunidade permitiu substituir os bombeiros (em zonas a que já não tinham acesso) na prevenção de um desastre que podia ser maior.

A maior tragédia foi a área ardida nestas freguesias, que corresponde a cerca de 40% da área arbórea. Constatámos que os corredores das linhas de alta tensão não estavam devidamente limpos (responsabilidade da EDP), a falta de limpeza dos terrenos (responsabilidade de privados e da fiscalização da Câmara), ou zonas com alta concentração de vegetação infestante ("mimosas") altamente propagadoras do fogo.

A Serra de Negrelos, "o pulmão de Vila Nova de Gaia", também foi vítima destes incêndios, embora em menor escala.

Continua a ser pertinente a proposta que a CDU tem vindo a apresentar ao longo de muitos anos e continua a propor: um plano de reflorestação, limpeza e protecção da Serra que se impõe de imediato.

Os dados recolhidos nestes contactos irão ser agregados aos recolhidos no resto do território e utilizados pelo Grupo Parlamentar durante a discussão das medidas imediatas e do Orçamento de Estado para 2018.

PCP/Gaia
24.10.2017