NI - “Red Bull Air Race”: uma despesa de duvidoso retorno - 24.8.2017

Perante notícias vindas a público e denúncias de cidadãos da Beira-Rio, a CDU apresentou um requerimento ao Executivo Municipal questionando a atitude da Câmara face aos comerciantes e moradores, dado que não foi efetuado qualquer aviso prévio da ocupação da via pública com uma tenda de enormes dimensões, seja com o corte de duas árvores aparentemente para benefício exclusivo do evento "Red Bull Air Race", um evento que apenas durará 3 dias.

 

A CDU colocou as seguintes perguntas ao Executivo da Câmara:

 

  1. Qual a razão para a instalação da tenda, sem qualquer aviso ou consulta aos moradores e comerciantes?
  2. Qual o motivo que presidiu ao abate de duas árvores, que se integravam estrategicamente na configuração paisagística da zona do cais de Gaia?
  3. Qual é o efectivo investimento municipal no evento comercial privado RED BULL AIR RACE, seja por financiamentos directos, propaganda, meios humanos, técnicos e apoio logístico?
  4. Qual o montante do retorno esperado, para quem, e como o calculará a Câmara?

 

A CDU, reiterando não ter qualquer posição de princípio contra a realização deste tipo de mega-eventos, tem vindo ao longo dos anos a questionar os sucessivos executivos municipais sobre se o avultado investimento em tais eventos de curta duração (2 ou 3 dias) apresenta um retorno efectivo e substancial para Gaia, para a cidade e para os seus habitantes, uma vez que quem mais parece beneficiar são as entidades privadas envolvidos na sua organização, que assim minimizam os custos e maximizam os lucros.

 

A CDU valorizou o facto de, desde 2014, os valores orçamentados para a Cultura, que em mandatos anteriores representavam menos de 1% do Orçamento, terem vindo a ser progressivamente aumentados, tendo sido registado para 2017 um aumento considerável – quase 1,7 milhões de euros -, facto que a CDU destacou positivamente, sem contudo deixar de insistir na ideia de que seria possível fazer muito mais, sobretudo no que respeita ao apoio às múltiplas associações culturais e desportivas gaienses que, com inúmeras dificuldades, têm transportado esta "chama" enquanto vêem ser financiados "eventos" e equipamentos de grande dimensão e visibilidade mas de duvidosa vantagem para o Município e para os munícipes. Aliás, a execução orçamental nesta área desceu em 2016, e tudo indica que será ainda menor neste ano de 2017, embora só em meados do próximo ano se possa vir a confirmar.

 

A CDU, que sobre o financiamento de eventos como o Red Bull Air Race apenas sabe aquilo que tem sido publicado nos jornais (ou seja, que cada autarquia suportará 225 mil euros directamente e contribuirá ainda com apoio logístico em valor indeterminado mas que certamente será volumoso), faz notar que só aquele apoio directo representa, para um evento de apenas 3 dias (menos de 1% do ano), mais de 13% do valor total anual orçado para a Cultura.

 

A CDU entende e reafirma que a política de "mega-eventos" não pode nem deve sobrepor-se a uma política de apoio à criação e fruição cultural dos Gaienses, e continuará a bater-se pelo reforço do apoio às múltiplas associações culturais e desportivas gaienses.

 

CDU/Gaia

24.8.2017