NI - Distribuição na Feira de Vilar do Paraíso - 27/5/2017



No sábado, dia 27 de Maio, uma delegação da CDU integrando
Mário David Soares (candidato da CDU à presidência da Câmara) e outros eleitos e activistas da CDU na freguesia visitou a Feira de Vilar do Paraíso.

Nesta visita a CDU ouviu as preocupações dos feirantes e da população relativamente às obras de requalificação daquele espaço: desde o início das obras que a feira se tem feito nos arruamentos adjacentes ao local da obra, sem que haja qualquer protecção ou resguardo.
Nos dias de semana (terça e quinta-feira) a feira realiza-se em simultâneo com as obras, havendo maquinaria a funcionar sem qualquer resguardo a pouca distância das bancas de feira e provocando muita poeira que cobre os produtos alimentares à venda.

Muitos comerciantes informaram que desde o início das obras, devido à falta de condições de salubridade, só fazem esta feira ao sábado por ser o único dia de feira em que não há obras a decorrer.

Já anteriormente já alguns feirantes tinham manifestado esta sua preocupação ao eleito da CDU, António Pinho, que a colocou na Assembleia de Freguesia de Abril. A resposta do presidente da Junta foi que as obras "têm de ser feitas" e que, para compensar esses incómodos, durante este período os feirantes estariam isentos do pagamento da taxa! Uma resposta que não só desvaloriza, como também despreza a questão da salubridade, princípio fundamental para a saúde pública.

No final da visita os eleitos deslocaram-se ao local da obra, no qual entraram sem qualquer impedimento uma vez que esta não está minimamente vedada (como determinam as normas de segurança), estando perfeitamente acessível a qualquer pessoa.

Este livre acesso a um local em obras coloca em risco tanto adultos como crianças, pois os perigos aí existentes são muitos e não estão devidamente vedados nem protegidos. É ainda de salientar que também não existe qualquer placa de obra, ou seja não existe qualquer tipo de identificação da obra.

Assim, a CDU vai actuar junto da Câmara e da Junta no sentido de apurar as razões do incumprimento verificado.

(mais fotos em https://goo.gl/LNVrbp)