Homenagem a Álvaro Ferreira Alves

Auditório da Assembleia Municipal cheio para homenagear um Cidadão exemplar.

Intervieram todos os partidos com assento na Assembleia, unanimemente elogiosos de quem ao longo de uma vida demonstrou o seu amor pelos outros, pela Liberdade e Democracia, por um futuro melhor.

Em nome do PCP e da CDU a deputada Paula Baptista referiu que "em meados de Novembro passado a CDU propôs que o Município homenageasse o insigne cidadão gaiense Álvaro Ferreira Alves num momento em que passavam 100 anos do seu nascimento, designadamente através de uma sessão pública valorizando o seu percurso como médico inovador e como cidadão exemplar.

A aceitação unânime de tal proposta, que viria a ser assumida por todos os grupos municipais, foi um momento de enorme dignidade, porque mais uma vez ficou demonstrado que os bons exemplos são transversais e que Álvaro Ferreira Alves era um deles.

Para além da sua competência profissional, bem patente na excelência e inovação do seu desempenho, Álvaro Ferreira Alves foi também um Cidadão, no que esta designação tem de mais nobre: alguém que cumpre a sua cidadania, a sua adesão a um conjunto de valores sociais que determinam um conjunto de deveres e direitos fundamentais.

A sua intervenção cidadã ocorreu não apenas pela via da solidariedade social e política, mas também pela participação activa no processo democrático, de que se destaca, obviamente, a sua participação de uma década como deputado nesta Assembleia, eleito nas listas da APU, coligação em que se integrava o seu Partido: o Partido Comunista Português.

Saudamos pois não apenas o Homem, o Médico, e o Cidadão, mas também todos os que com ele viveram, lutaram e trabalharam na construção de uma Sociedade que se quer melhor, mais justa, mais fraterna.

Em nome do PCP, em nome da CDU, aqui deixo a mais sentida Homenagem a um Homem bom e justo: Álvaro Ferreira Alves."