NI - AF de Gulpilhares/Valadares apoia por unanimidade projeto-lei do PCP de reposição das Freguesias -29.4.2015

Um compromisso cumprido
Em 2012 a "Lei Relvas", aprovada apenas por PSD e CDS e com votos contra de toda a Oposição, incluindo o PS, veio extinguir freguesias por todo o país e assim diminuir a participação dos cidadãos na vida política, o que abriu caminho ao encerramento de serviços públicos sob pretextos vários.

Em Gaia o PS e o PSD/CDS, na Câmara e Assembleia Municipal, aprovaram uma proposta própria de extinção de 16 freguesias, contra as posições assumidas por estas e, em muitos casos, com os Presidentes de Junta a votarem a extinção das suas (e de outras) freguesias, sem que para tal tivessem recebido mandato popular.

Tal proposta (cujos principais protagonistas foram o actual e o anterior Presidente da Câmara) serviria alegadamente para que as freguesias assim "agregadas" à força pudessem vir a beneficiar de um propalado reforço de verbas – o que na verdade não viria a acontecer.

Em Janeiro de 2013, publicada a "reorganização administrativa" com a cumplicidade do Presidente da República, o PCP anunciou o seu propósito de a revogar e de repor as freguesias extintas.

Em Outubro de 2013, nas eleições autárquicas, a CDU/Gaia comprometeu-se a lutar por esse mesmo objetivo.

Cumprindo estes compromissos, o Grupo Parlamentar do PCP na AR apresentou em Dezembro passado projetos de reposição das freguesias extintas em Gaia, como já fizera para muitas outras.



Gulpilhares e Valadares apoiam propostas do PCP
Há dias o executivo camarário, integrado em grande parte por aqueles que em 2012 negociaram entre si a extinção de freguesias gaienses, declinou assumir uma posição quanto às propostas do PCP, fugindo às suas responsabilidades perante as populações.

Mas na sessão ontem realizada na Assembleia da Freguesia foi unânime o apoio aos projetos de lei de reposição das extintas freguesias de Gulpilhares e Valadares, recusando a famigerada "Lei Relvas"!


Estamos certos que nos próximos tempos serão tomadas idênticas posições noutras Assembleias de Freguesia, cujos membros conhecem bem as realidades locais e comungam da posição do PCP: as Freguesias extintas devem ser repostas!


29.abril.2015

CDU/GAIA