NI - Manter aberto o Pólo da Afurada da Biblioteca Municipal de Gaia - 6.3.2015

Nota de Imprensa

No edifício da ex-Junta de Freguesia da Afurada foi inaugurado, com pompa e circunstância, um "posto de atendimento dos CTT", uma situação que, atendendo à recente privatização da empresa, prefigura um benefício a esta mais do que à população, em prejuízo dos recursos públicos.

Durante a cerimónia o Presidente da Câmara anunciou também que estaria para breve o encerramento do Pólo da Afurada da Biblioteca Municipal para em seu lugar ser instalado um "Espaço Cidadão", sem que seja claro o que motiva tal acto e contradizendo as informações veiculadas pelo Presidente daquela Junta, que sempre referiu que tal serviço seria instalado na Secretaria da ex-Junta da Afurada, nunca tendo mencionado outra solução.

Assim, a CDU apresentou um Requerimento sobre a matéria, questionando se é verdade que o  Pólo da Biblioteca Municipal de Gaia na Afurada vai efetivamente ser encerrado para ali se instalar um "Espaço do Cidadão".

 Antecipando uma eventual confirmação, perguntou-se também qual a alternativa pensada para permitir a continuação do meritório trabalho daquele Pólo, e o que irá acontecer aos trabalhadores que asseguram o seu funcionamento.

 A população da Afurada tem sido profundamente penalizada (mau funcionamento da Extensão do Centro de Saúde, encerramento da Farmácia, proibição da pesca da sardinha, poucos transportes, escola extremamente degradada, entre outras situações), e este encerramento significará mais um duro golpe na actividade sócio-cultural da comunidade afuradense, pelo que a CDU se solidariza com os que exigem a manutenção do Pólo local da Biblioteca Municipal.

13.fevereiro.2015

CDU/GAIA