NI - 14.04.16 - Recuperação e Melhoria das condições das Estações e Apeadeiros em Gaia

As estações e apeadeiros em Vila Nova de Gaia encontram-se, na sua generalidade, em estado de profunda degradação, com máquinas avariadas, iluminação insuficiente, sujidade e falta de condições de segurança. Uma situação inaceitável, já que muitas das freguesias deste concelho têm a ferrovia como principal, e muitas vezes único, meio de transporte e de mobilidade.

A estação de General Torres (alvo de requerimentos colocados pelo PCP e pela CDU) mantém os problemas acima referidos e para os quais alertamos, acrescendo constantes infiltrações de água, ausência de acesso alternativo à (enorme) escadaria que conduz à Av. República - acarretando graves transtornos aos utentes com bagagens, idosos, cidadãos com dificuldade de locomoção e acompanhantes de crianças pequenas ou de colo.
Também os apeadeiros de Coimbrões, Madalena, Francelos, Miramar, Aguda têm em comum os problemas acima referidos.
Encerraram-se bilheteiras em estações do concelho e em todos os apeadeiros, aumentaram-se brutalmente os preços e diminuíram-se os serviços prestados, ignorando-se os interesses dos utentes e a situação económica e social.
Defendendo a necessidade de Serviços Públicos de Transportes de qualidade, com tarifas adequadas à realidade económica e social da população e que responda às suas necessidades, e considerando perguntas anteriores, o PCP questionou:
Pretende o Governo desenvolver esforços junto da CP para a recuperação das estações e apeadeiros, bem como dotá-las de meios de vigilância e segurança, nomeadamente à noite, por forma a garantir a segurança dos utentes?
Vila Nova de Gaia, 16 de Abril de 2014
CDU/GAIA