NI - CDU/GAIA - 22,3% de desempregados em V. N. Gaia - 18.09.2013

Os dados do IEFP referentes ao mês de Agosto demonstram claramente o fracasso das políticas praticadas por um Governo PSD/CDS submisso a ditames de uma troika internacional e do grande capital.



Numa altura em que se avizinham mais e maiores sacrifícios para os trabalhadores e o Povo, em que milhares de professores ficaram sem colocação e o Estado tenta proceder ao maior despedimento colectivo de sempre na função pública (através da redução dos serviços públicos e de proximidade ao limiar mínimo), os números agora revelados são o reflexo de um caminho e de opções de classe que, a não serem invertidas, são o caminho do desastre e do alastramento da miséria e da exclusão de todo um povo.



O desemprego em Gaia é particularmente grave: 1 em cada 5 trabalhadores estão desempregados, números que no distrito do Porto são apenas superados pelo concelho de Baião. Os candidatos do "arco da governabilidade" reclamam entre si a herança política de Menezes no concelho. Cabe perguntar: quem reclama esta? Quem reclama a destruição do aparelho produtivo e a aniquilação das pequenas e médias empresas? Quem reclama a especulação em torno de terrenos e infra-estruturas industriais? Quem reclama a política e as opções de favorecimento à grande distribuição, com licenciamentos selvagem e horários desregulados?



A CDU apela ao exército de desempregados do concelho que não se resignem. É necessário também nestas Eleições Autárquicas castigar quem contribuiu para este desastre e quem, por se reclamar herdeiro, prosseguirá este caminho.



E necessário um outro rumo e outra política, que defenda os interesses dos trabalhadores e do Povo e que rompa com as opções ao serviço dos poderosos. Uma mudança só possível com o reforço da CDU, elegendo mais vozes ao serviço dos trabalhadores e dando o sinal de rejeição a este caminho do abismo.



São 33.948 os inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional, mais 730 do que no mês de Julho, quase mais 6.000 nos últimos 3 anos.



Uma vergonha que PSD/CDS e PS, pelas suas opções nacionais e locais, devem assumir, e por isso ser penalizados.



Vila Nova de Gaia, 18 de Setembro de 2013

CDU/GAIA