NI - CDU/Gaia - Declaração Programática sobre Política Cultural - 30.07.2013

Declaração Programática

sobre Política Cultural

Apresentação dos candidatos de Avintes e Sta. Marinha/Afurada



Este domingo a CDU apresentou os seus candidatos a Avintes e à União de Freguesias de Santa Marinha e S. Pedro da Afurada.




As intervenções de Tiago Rafael (primeiro candidato a Avintes) e de Luís Gonzaga (primeiro candidato por Santa Marinha) salientaram muitos dos problemas das freguesias, responsabilizando PS, PSD e CDS pelas políticas levadas a cabo, contrárias aos interesses das populações – tanto no plano autárquico, com a nível nacional. Este rumo de desastre, das medidas aprovadas pelo PS, PSD e CDS na Assembleia da República, na Câmara Municipal e na Assembleia Municipal, é reflectido também nas realidades locais, onde as Juntas de Freguesia, vinculadas a estas políticas, partilham matrizes e práticas ideológicas, e se afastam cada vez mais dos centros históricos, locais e populações.



Foi também reafirmada a firme oposição da CDU à extinção das freguesias, tendo sido assumido o compromisso de continuar a luta pela revogação desta Lei liquidatária de serviços públicos e de proximidade, de direitos, de emprego e do poder local democrático conquistado com o 25 de Abril.



No decorrer destas iniciativas interveio Jorge Sarabando, primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal de Gaia, que apresentou uma Declaração Programática sobre Política Cultural (enviada em anexo), reforçando a importância da Cultura, como pilar da democracia e factor estruturante do desenvolvimento. No quadro actual, de profunda crise, estagnação do investimento, contracção da actividade económica e desagregação social, a iniciativa cultural pode constituir uma poderosa alavanca para revitalizar a comunidade.



Houve igualmente lugar para serem anunciadas medidas propostas pela CDU para a Cultura – medidas que se cruzam, potenciam e que, gerando sinergias, são factor de emprego, promovem a produção, a inovação e a qualidade da oferta cultural.

 
Vila Nova de Gaia, 30 de Julho de 2013 
CDU/GAIA