Sessão Pública CDU/GAIA

Apresentação do Manifesto

e

Primeiros Candidatos às freguesias de Gaia



Sábado, 18 de Maio de 2013, Parque Biológico de Avintes.



Pelas 16.00h, perante uma plateia repleta, iniciou-se a Sessão Pública da CDU/Gaia, com um momento musical, levado a cabo por Mário Castro, que na viola homenageou Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira e as lutas dos trabalhadores portugueses e dos povos.


 

Esta sessão, que contou com a presença e intervenção de Mário David Soares – Mandatário da Candidatura – teve como objectivo a apresentação do Manifesto da CDU/Gaia, assim como dos primeiros candidatos às freguesias do concelho.



Em coerência com os princípios que defende e com as posições anteriormente assumidas relativamente à Reforma Administrativa, a CDU apresentou candidatos às 24 freguesias de Gaia. Mesmo tendo que apresentar as listas de acordo com os pressupostos legais, a CDU assume rostos representativos de um projecto colectivo em todas as freguesias do concelho.Ao mesmo tempo, a CDU manifesta também a continuação da luta contra a extinção das freguesias, sabendo bem que o que lhe está subjacente vai mais fundo do que limites geográfico – conforme muitas vezes a CDU alertou.

 

Após a intervenção de Mário David Soares, interveio a actual eleita da CDU e primeira candidata à Assembleia Municipal, Paula Baptista, que fez um ‘balanço’ do mandato autárquico. Um mandato durante o qual foram apresentados 140 requerimentos, no qual a CDU pugnou pela defesa das populações e dos seus interesses e contou com a intervenção de diferentes colectivos na reivindicação dos seus direitos. A intervenção institucional não é um fim em si mesmo, e para a CDU não pode limitar-se às quatro paredes do edifício da Assembleia Municipal – é uma intervenção que só faz sentido enquanto reforço da acção de massas, como forma privilegiada de contacto com a população e de divulgação das nossas propostas, através dos inúmeros documentos feitos e distribuídos após a nossa intervenção institucional.



Durante o mandato que agora se aproxima do final, foram várias as preocupações manifestadas pela CDU, na área da Educação, dos Serviços Públicos e de proximidade, da Cultura, do Desporto, da Mobilidade,da Acção Social.

Foram inúmeras as visitas, os contactos feitos pelos eleitos da CDU junto dos trabalhadores e da população de Gaia, ouvindo os seus problemas e preocupações, transformando-os em intervenção e dando-lhes assim voz activa.

 

Nesta sessão interveio também Jorge Sarabando, actual eleito municipal da CDU e primeiro candidato à Câmara Municipal, que apontou as linhas orientadoras do trabalho a ser desenvolvido pela CDU. Um projecto colectivo, baseado em princípios e valores de trabalho, de honestidade, de transparência, de rigor, de solidariedade. Um projecto inclusivo, feito por todos quantos queiram contribuir para a sua construção, e feito para todos, com o objectivo de servir os interesses dos Gaienses. Este será um projecto assente numa gestão de proximidade, de exigência dos investimentos públicos que tardam, mobilizadora da juventude e dinamizadora da cultura, de defesa activa do emprego e dos direitos dos trabalhadores.



A CDU nunca se demitiu de denunciar a demagogia do Executivo Municipal, desmascarando as suas promessas e falácias. Para a CDU é inegável a responsabilidade de PSD e CDS - gestores municipais que partilham a mesma cor do Governo, partilhando assim as suas políticas - e do seu cúmplice PS, pelo estado de catástrofe social do concelho de Gaia.



É tempo de mudar! A CDU assume-se como a alternativa séria e justa às políticas de devastação social praticadas pela maioria PSD/CDS. A CDU é a única força política que estará ao lado das populações, respeitando os seus direitos e defendendo as suas legítimas aspirações a uma vida melhor. É a força política que pode fazer a diferença no plano autárquico e nacional, com projectos justos e intimamente ligados aos problemas e às necessidades das populações. É o espaço que defende, com a sua prática diária, o Poder Local democrático conquistado com o 25 de Abril.



Um projecto comprometido com a luta, um projecto de confiança, cuja força, convicção e alegria encheram o Auditório do Parque Biológico de Avintes.



Por estes caminhos vamos.

Pelos valores de Abril.

Pelo bem de Vila Nova de Gaia.



ARCOZELO
António Gonçalves
43 anos, Operário

CANELAS
Emanuel Pereira
26 anos, Designer e Músico

AVINTES
Tiago Rafael
25 anos, Colaborador Centro Estudos da Ass. Cultural e Musical de Avintes

CANIDELO
Durval Fernandes
43 anos, Pintor Const. Civil

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE CRESTUMA, LEVER, OLIVAL E SANDIM
José Tiago (Sandim)
25 anos, Estudante

POR CRESTUMA
Sérgio Tavares
37 anos, Distribuidor CTT

POR LEVER
Anabela Correia
26 anos, Técnica Geriatria

POR OLIVAL
Carmindo Sousa
68 anos, Serralheiro Mecânico

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE GRIJÓ E SERMONDE
Francisco Borges (Grijó)
56 anos, Empresário
Independente

POR SERMONDE
Manuel Ferreira dos Santos
Estofador


UNIÃO DAS FREGUESIAS DE GULPILHARES E VALADARES
Diana Ferreira (Gulpilhares)
32 anos, Psicóloga

POR VALADARES
Elvira Pereira
46 anos, Escriturária
Independente   

MADALENA
Luís Carrinho
51 anos, Empregado

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE MAFAMUDE E VILAR DO PARAÍSO
Elsa Silva (Mafamude)
38 anos, Tradutora

POR VILAR DO PARAÍSO
António Pinho
44 anos, Operário

OLIVEIRA DO DOURO
Nuno Rodrigues
56 anos, Empregado RTP

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE PEDROSO E SEIXEZELO
Álvaro Agostinho (Pedroso)
42 anos, Assistente operacional
Hospital de V. N. Gaia

POR SEIXEZELO
Rosa Oliveira
31 anos, Corticeira
Independente

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE PEROSINHO E SERZEDO
António Serafim (Serzedo)
54 anos, Técnico de elevadores

POR PEROSINHO
Eduardo Pais
39 anos, Técnico de Informática

S. FÉLIX DA MARINHA
Vítor Duarte
56 anos, Operário

UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SANTA MARINHA E S. PEDRO DA AFURADA
Luis Gonzaga (Santa Marinha)
22 anos, Estudante

POR S. PEDRO DA AFURADA
Francisco Crista
56 anos, Serralheiro de moldes

VILAR DE ANDORINHO
Marta Costa
24 anos, Empregada