NI do PCP/Gaia- Despedimentos no Grupo Salvador Caetano: PCP coloca pergunta no PE – 22.1.2012

O Grupo Salvador Caetano está a proceder a despedimentos encapotados sob a forma de “rescisões por mútuo acordo”.

Tendo tomado conhecimento desta realidade e considerando que o Grupo Salvador Caetano recebeu mais de 3.800.000,00€ em apoios do QREN, a deputada ao PE do PCP, Inês Zuber, colocou a seguinte pergunta à Comissão Europeia:

“Tomei conhecimento de que o Grupo Salvador Caetano (SGPS), S.A., uma empresa em Vila Nova de Gaia, Norte de Portugal, está a pressionar trabalhadores para rescindirem os seus contratos de trabalho para com a empresa, bem como a proceder à não renovação de contratos a termo.

O grupo alega dificuldades financeiras que contrastam com os números que a própria disponibiliza ao público: no período entre 2007 e 2010, a Salvador Caetano teve um aumento de vendas superior a 1300 veículos. Contudo, durante esse mesmo período, reduziu em 428 o número de trabalhadores.

Desde 2008 que esta empresa já dispensou cerca de 16% dos seus trabalhadores e tem a intenção de continuar com os despedimentos. Tudo isto acontece numa altura que a mesma empresa anuncia investimentos na Ásia, nomeadamente na China, com uma fábrica de Autocarros e com a comercialização de uma marca Chinesa de automóveis em Portugal.

O Grupo Salvador Caetano, desde 2007, já recebeu em apoios do QREN mais de 3.800.000,00€, sendo que a contrapartida desta ajuda de fundos comunitários e nacionais é a total desresponsabilização social para com os seus trabalhadores e para com o desenvolvimento social e económico em Portugal.

Assim, solicito à Comissão Europeia que me informe do seguinte:

  1. Que medidas pensa tomar, tendo em conta a gravidade económica e social em Portugal, com especial incidência no Norte, onde o desemprego não cessa de aumentar?
  2. Considera a Comissão compatível a atribuição de apoios do QREN com uma prática de deslocalizar que põe em causa direitos dos trabalhadores, nomeadamente o direito ao trabalho? “

 

Vila Nova de Gaia, 22 de Janeiro de 2012
a Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP