Nota de Imprensa - CDU questiona maioria PSD/CDS - 5.1.2009

Programa Polis

A Vereadora da CDU na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia votou hoje contra a proposta de reprogramação financeira do Programa Polis e o plano de liquidação da GaiaPolis, por considerar que uma parte importante do programa inicial não foi concretizado, nomeadamente o prometido novo Mercado da Afurada e o previsto Parque Urbano da Ribeira de Santarém.

Recorde-se que da previsão inicial de 58,4 milhões de euros apenas se concretizou cerca de 33 milhões.

Escarpa da Serra: Vereadora escreve à Governadora Civil

Na sequência de visita e encontro com moradores da Escarpa da Serra do Pilar, ocorrida ontem, a Vereadora Ilda Figueiredo deu conhecimento de carta que hoje enviou à Governadora Civil do Porto, dando-lhe nota de pequenos problemas parcelares da obra que é urgente concluir para assegurar que não ocorra nova degradação da situação, designadamente a construção de pequenos muretes e resguardos.

Maioria deve prestar esclarecimentos

Na sequência de visita realizada a Sandim, e de encontros com Colectividades, Ilda Figueiredo questionou o Presidente e a maioria PSD/CDS sobre a resolução de diversos problemas de Sandim, designadamente o atraso na construção da obra do futuro Centro Cívico, e sobre a substituição de telhados em fibrocimento de diversas escolas do Concelho, incluindo a Escola EB1/JI de Sá, em Sandim.

A Vereadora questionou ainda a maioria quanto ao atraso no pagamento de subsídios às colectividades do Concelho, que em 2008 apenas receberam uma parte do que estava em dívida de 2007, em especial na área da cultura e recreio.

A este respeito mencionou o caso do Teatro Amador de Sandim (TAS), que além disso não recebeu ainda resposta ao pedido de apoio camarário para obras de construção de cobertura do seu rinque desportivo, o que impede as crianças e jovens de o utilizar quando chove.

Carta à ERC

Ilda Figueiredo deu ainda conhecimento à Câmara de carta que enviou à ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social, solicitando a sua intervenção quanto à falta de pluralidade no conteúdo das publicações camarárias, denunciando o seu mais recente exemplo, com a colocação no sítio Internet da Câmara de uma "notícia" sobre o Plano e Orçamento de 2009 que ignora por completo a votação e posições dos diversos partidos quer na Câmara, quer na Assembleia, emitindo apenas a posição da maioria PSD/CDS, pela voz de um dos seus Vereadores.

Em ano eleitoral, é inadmissível que esta maioria continue a utilizar os meios municipais para seu auto-elogio e propaganda.

5.1.2009
CDU/Gaia – Gabinete de Imprensa