A propaganda - texto de IF

A leitura das contas de gerência do executivo municipal é sempre um momento que permite distinguir o trigo do joio.
É o momento em que é possível verificar que não chega a 50% a parte do orçamento de investimentos que efectivamente foram realizados pela Câmara Municipal.
É o momento em que é possível distinguir a propaganda da obra que efectivamente foi realizada, como mais uma vez se pode constatar nesta conta de gerência relativa a 2006..
Já foi assim nos mandatos passados. Por exemplo, esta semana foram à reunião privada do executivo municipal duas propostas de adjudicação de obras para arranjos de ruas nas freguesias de Crestuma e de Sandim que datam de 2000 e 2001. Só que nunca foram concretizadas as escrituras de adjudicação. E, agora, foram simplesmente anuladas. Claro que as obras continuam por fazer, esperando-se que brevemente haja novos concursos e, no caso de Sandim, se inclua também a zona de Santa Isabel. E quanto à rua 5 de Outubro em Avintes, Calçada da Serra em Santa Marinha e tantas outras, o adiamento continua a ser a regra.
Um outro exemplo desta situação de adiamentos sucessivos, apesar da inauguração com pompa e circunstância, é o que se passa com o campo de jogos Jorge Sampaio, em Pedroso. Lá foram agora aprovados mais 250 mil euros para completar a obra que, no entanto, foi inaugurada ainda antes das últimas eleições.
Esta situação tende a agravar-se porque os encargos com a dívida não param de aumentar. E também não para de aumentar a degradação das ruas da generalidade das Freguesias de Gaia.
É, pois, tempo de diminuir a propaganda e aumentar as obras.

Ilda Figueiredo
Vereadora da CDU na CMG