NI - CDU visita equipamentos em Sta Marinha/Afurada - 6.7.2017

Uma delegação da CDU-Santa Marinha e São Pedro da Afurada visitou onte, 6 de Julho, dois dos balneários públicos desta União de Freguesias.

Os da Rua da Fervença pertencem à Junta da União de Freguesias e servem em média diária aproximadamente doze pessoas, entre moradores da zona e até de outros Concelhos.

Trata-se de uma área geográfica onde ainda existem muitas habitações sem condições de higiene e agregados cujas condições económicas lhes impedem o acesso sem restrições à água pública, dados os tarifários praticados – os quais sempre mereceram a contestação da CDU.

Felizmente actualmente a utilização destes balneários é gratuita, o que não foi sempre o caso.

Existem deficiências no equipamento, como falta de girândolas sobre os chuveiros, bem como uma periodicidade bastante irregular na limpeza do lavadouro anexo e muito utilizado pela população. A água provém da rede pública (as ribeiras encontram-se canalizadas).

Seria de utilidade a instalação de um dispositivo para desligar automaticamente o fornecimento, durante a noite ou em períodos de menor utilização, de modo a poupar-se o precioso líquido – observando-se sempre critérios correctos para com os utentes.

Os que se localizam na Rua Dr. Ribeiro de Magalhães, municipais, encontram-se em muito mau estado embora sirvam largas dezenas de pessoas. Não são ali efectuadas obras há vários anos, apesar de diversas reclamações de utentes das quais temos conhecimento. Regista-se um ambiente de humidade e correntes de ar, havendo janelas e portas danificadas, o que agrava ainda mais a situação e causa dificuldades de saúde graves à funcionária que há longos anos cuida das instalações. Chegaram já a ser quatro os trabalhadores ali colocados.

As paredes descascam a tinta e mostram bolores que são notórios mesmo com falta de iluminação – como sucede no piso inferior, onde se encontram os balneários masculinos. Há cerca de sete meses que se aguarda a reparação das múltiplas anomalias que ali verificamos, para além a falta de luz. As instalações são utilizadas por moradores e por turistas.

Soubemos que a funcionária deste serviço não foi substituída aquando de ausência, motivando o seu encerramento e causando prejuízos aos respectivos utilizadores.

Este é um serviço útil e muito utilizado.

Estes são serviços de proximidade cujo custo se encontra perfeitamente justificado, estruturas públicas indispensáveis pelas mais diversas razões e que devem ser correctamente geridas, dada a sua grande necessidade naquelas zonas.

Não são apenas os "pobres" que necessitam dele: também os visitantes e moradores dele podem e fazem uso. E são também evidente marca histórica a preservar.

Uma gestão CDU não os fecharia.

CDU-Santa Marinha e São Pedro da Afurada.




(mais fotos aqui)