NI - CDU solidária com a greve dos agentes da Polícia Municipal de Gaia - 23.6.2017

Decorre hoje, das 0 às 24h, um dia de Greve da Polícia Municipal de Gaia, cujos agentes lutam pela negociação da carreira da polícia municipal, pela alteração dos objectivos do SIADAP (sistema de avaliação),contra a falta de segurança e de condições operacionais nas instalações desta Polícia, pela falta de equipamentos e formação específica, e pela progressão na carreira.

A CDU já teve oportunidade de reunir com os trabalhadores e seus representantes sindicais, e uma delegação integrando o candidato à Presidência da Câmara, Mário David Soares, esteve presente junto do piquete que se manifestou em frente ao edifício da Câmara, em solidariedade com a sua luta.



Assumimos com os trabalhadores o compromisso de que a CDU tudo fará visando a revogação do regulamento actual, que penaliza aqueles profissionais se os gaienses não prevaricarem, pois a avaliação da carreira de cada um não pode depender do comportamento de terceiros.

Muitas das questões elencadas têm sido acolhidas pelo PCP, que se tem batido pela reposição dos direitos dos trabalhadores da Administração Pública, designadamente quanto ao descongelamento das carreiras, objectivo que no último Orçamento do Estado e por intervenção do PCP ficou inscrito para 2018.

O PCP continuará a intervir para que a concretização do descongelamento das carreiras tenha a expressão e a correspondência com os interesses dos trabalhadores da Administração Pública, e quaisquer decisões que contrariem essa concretização terão a oposição do PCP.

Também na Assembleia Municipal e junto da Câmara Municipal estas matérias, designadamente as que se prendem com o seu Regulamento (aprovado por PSD/CDS e agravado pelo PS), serão objecto de iniciativas da CDU no sentido da sua correcção, pois não é admissível que a avaliação destes trabalhadores dependa do mau comportamento de terceiros.


CDU/Gaia