Debate CDU em Oliveira do Douro: PS, PSD e CDS: 35 anos a afundar o País – 14.5.2011

Agora CDU, por uma política Patriótica e de Esquerda!

Decorreu no passado dia 14 de Maio, sábado, às 21.30h, no Centro de Trabalho do PCP em Oliveira do Douro, um debate cuja temática se debruçou sobre as condições laborais actuais e as consequências da intervenção do FMI para os trabalhadores e o povo português. Esta iniciativa contou com a presença de João Torres, coordenador da União de Sindicatos do Porto e candidato pelo Círculo Eleitoral do Porto da CDU à Assembleia da República e Paula Batista, eleita da CDU na Assembleia Municipal de Gaia e terceira candidata pelo Círculo Eleitoral do Porto da CDU à Assembleia da República.

Debate CDU_Ol.Douro
O debate foi bastante participado, contando com militantes, amigos e simpatizantes da CDU que, dando o seu contributo individual para a discussão, transformaram este debate numa conversa, com troca de ideias e experiências pessoais.
Todos os presentes partilharam da preocupação com a actual situação política, com os elevados níveis de desemprego (mais de 200 mil desempregado no distrito do Porto; mais de 28 000 desempregados no concelho de Vila Nova de Gaia), com a diminuição do poder de compra dos trabalhadores e do povo português, assim como manifestaram a vontade e a convicção de não aceitar esta “ajuda” externa, que mais não passa de uma agressão aos direitos dos trabalhadores e do povo português, um brutal ataque à soberania de um país.
Neste debate foram faladas e analisadas também propostas concretas e alternativas, que focam a aposta na produção nacional (sectores da pesca e da agricultura), na (re)industrialização de um país que perdeu (e continua a perder) parte significativa da sua indústria transformadora, com resultados catastróficos ao nível do desemprego e do agravamento das condições sociais dos trabalhadores; propostas alternativas que passam também pelo aumento da exportação e diminuição das importações (reduzindo, assim a dependência externa), pelo aumento do poder de compra dos trabalhadores e do povo, para que assim se possa aumentar o consumo, nomeadamente o consumo de produtos nacionais.
Este debate assumiu um importante papel na afirmação das propostas da CDU. Com a consciência que a batalha eleitoral que se avizinha será difícil, a CDU não recuará na luta por outras políticas, que rompam com as políticas actuais, praticadas pelo PS, PSD e CDS e que têm afundado o país há 35 anos. A CDU assume o seu papel no esclarecimento destas e de outras questões, junto dos trabalhadores e do povo, afirmando que “só se pode defender os interesses de um país, se defendermos os interesses do nosso Povo; e defendemos os interesses do nosso Povo quando defendemos os interesses dos trabalhadores.”