Nota de Imprensa - "Centro Cultural" transformado em novo shopping com hotel - 12.05.2008

1. Esteve hoje em debate na reunião de Câmara o projecto de arquitectura do "Centro Cultural", tendo sido adiada a respectiva deliberação.

Confirma-se o que a CDU denunciou desde o início: trata-se meramente de um novo Shopping, com diversas lojas, zona de restauração, e um hotel. Pelo meio, haverá a cedência de alguns recantos à Câmara.

Desta forma, fica claro que o que se pretende não é a intervenção cultural no Centro Histórico, aproveitando os antigos armazéns da "Real Companhia Velha", com toda a carga histórico-cultural que encerram, mas apenas e tão-só mais um negócio imobiliário, com shopping e hotel.

A Cultura, mais uma vez, fica adiada e prejudicada.

2. Devido à contestação da CDU, o empreendimento imobiliário da multinacional "Squarestone" previsto para o edifício da antiga Destilaria do Álcool irá pagar uma percentagem, embora baixa, das taxas de urbanização aplicáveis, ao contrário da proposta inicial da maioria PSD/CDS, de completa isenção.

Mesmo assim, a Vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, votou contra a proposta de diminuição das taxas, tendo declarado no entanto que pode admitir reduções razoáveis das taxas de urbanização na reabilitação do Centro Histórico, que poderão ir até à isenção quando se trate de auto-construção.

A CDU não pode esquecer que os munícipes de Gaia estão a ser sobrecarregados com taxas e impostos municipais, e por isso votou contra esta diminuição de 80% das taxas devidas por esta empresa multinacional.

3. Tal como se havia comprometido, a Vereadora da CDU propôs a realização de uma reunião conjunta com a Câmara do Porto para tratar de assuntos que interessam às duas cidades, nomeadamente a Ponte D.Maria Pia e a requalificação das escarpas do Douro.

Vila Nova de Gaia, 12.Maio.2008
CDU/Gaia
Gabinete de Imprensa